sexta-feira, 12 de fevereiro de 2010

Símbolo da Paz...

e do amor :)


Com certeza todos já viram este símbolo, particularmente, sempre simpatizei com ele. Então sabendo que esta imagem simboliza PAZ, fui atrás das origens desse significado.
Este símbolo foi criado à cerca de 50 anos atrás por Gerald Holtom, de origem pacifista, para ser utilizado como logo para o Comitê de Ação Direta Contra a Guerra Nuclear e para a campanha de Desarmamento Nuclear. Duas organizações inglesas promoveram uma manifestação em Londres encabeçada justamente pelo ícone que, posteriormente, seria conhecido mundialmente.


O artista (integrante da inteligência durante a Segunda Guerra Mundial) criou o símbolo a partir da linguagem de bandeiras, por tratar-se de um código universal adotado pelos militares.
O símbolo é uma sobreposição da letra N à letra D (N de Nuclear e D de Disarmament), "os sinais que a gente vê no símbolo da Paz, sugerem alguém em atitude de desespero, com os braços estendidos para baixo, as palmas das mãos viradas para fora, como se perguntasse 'e agora?'"
Depois de ter feito parte da campanha contra o desarmamento o símbolo esteve em todos os movimentos fortes que aconteceram na década de 60, principalmente nas manifestações dos jovens hippies.
"Tentaram bani-lo durante o apartheid na África do Sul, tentaram apagá-lo das paredes das universidades francesas, mas como todos os símbolos poderosos ele resistiu, engordou de significados, grita "liberdade", fala de "amor", conta histórias de "mudanças" e, afinal, vira símbolo da paz." [in= http://blogandoarte.blogspot.com] Após o signo foi adotado por toda manifestação que suscitava por paz e ficou conhecido como o famoso símbolo da Paz e do Amor.
O famoso símbolo acabou de completar 50 anos em 2008 e foi criado um site para os simpatizantes enviarem a sua versão da imagem: http://happybirthdaypeace.com/
Existem inúmeras versões do símbolo, todas muito criativas, não deixe de conferir no site.


11 comentários:

  1. Adoreii a sua explicação irei adotar este simbolo desde intão junto com o simbolo que gosto muito que é o simbolo do OM

    ResponderExcluir
  2. vou fazer uma tattoo com esse símbolo *---*

    ResponderExcluir
  3. esse simbolo é simbolo do demo povo

    ResponderExcluir
  4. Puta que pariu..."Símbolo do Demo"... o que a falta de cultura não faz...depois não sabem porque o Brasil não vai pra Frente!!!uhauha

    ResponderExcluir
  5. perdoe senhor eles não sabem o que escrevem! Dizer que este símbolo é coisa do dem.... so na crença deles. Eles não acreditão em imagens como pode dizer sobre um símbolo que é usado por grande parte do mundo PELA PAZ! A paz esta dentro de todos nós. Cabe a nós transmiti-la ao planeta. Fiquem com deus e Diga não as drogas! HS BAMBÙ

    ResponderExcluir
  6. Pensa bem, é só reparar a cruz invertida com braços caídos ainda, o pé de galinha simbolisa a paz sem cristo. O círculo representa o
    inferno. E esse símbolo simboliza a Igreja satanista nos Estados Unidos.

    ResponderExcluir
  7. Adoreii saber,teve um dia que ia colocar uma tatoo com esse simbolo,mais ia colocar mesmo por achar super bonito,mais não sábia o significado,Dai pergunteii ao tatuador qual significado,ele respondeu que: esse simbolo quem têm significa filho de santo,ou seja quem é mesmo do camdomblé,Não fiz não por preconceitos,pelo ao contrário adoro o camdomblé,mais por não ser filha de santo mesmo..Mais ainda fareii..

    ResponderExcluir
  8. pessoas ignorantes sempre definem tudo como sendo do demônio.. essas pessoas são tão estranhas ! achoo tão bizarro aceitar viver assim com a mente fechada ! sem procurar se libertar dessas amarras da ignorância ..

    ResponderExcluir
  9. hmmm gostei da explicação!
    tem gente que fala q esse símbolo é a Cruz quebrada ._.

    ResponderExcluir
  10. Procurem sobre cruz de nero, acho que contradiz toda a historia aqui contada.

    ResponderExcluir